Significado de SSP

SSP é a sigla usada para se referir a Secretaria de Segurança Pública. Trata-se de um órgão emissor brasileiro que possui diversas funções para a cidadania no país.

Entre as principais atividades da Secretaria estão a emissão de documentos, registros criminais e de desaparecimentos.

Muitos documentos como as carteiras de identidade (RG) podem ter como órgão emissor a Secretaria de Segurança Pública. Isso só quer dizer que foi através dessa Secretaria que foi providenciado este documento para um cidadão brasileiro.

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre o significado de SSP, para quê serve esse órgão e um pouco da sua história. Verá também quais são as funções da SSP e como usar essa secretaria ao seu favor.

O que é SSP?

SSP significa Secretaria de Segurança Pública. Em primeiro lugar, é um dos principais órgãos emissores da carteira de identidade brasileira. Quando uma carteira de identidade é emitida para um cidadão, no topo do documento há o nome do órgão emissor e o Estado onde foi feita a emissão.

RG
Esse órgão é um dos principais emissores da carteira de identidade brasileira (Foto: Reprodução | EBC)

Por exemplo, se a sua carteira de identidade for emitida através desse órgão no Estado de São Paulo, terá escrito “SSP-SP” no topo do seu documento.

Por outro lado, se o documento for emitido através da Secretaria de Defesa Social (SDS), que também é um dos principais órgãos emissores, estará escrito “SDS-SP”.

Para quê serve a SSP?

Saber o órgão emissor da carteira de identidade é muito importante em alguns casos. Por exemplo, em caso de matrículas em escolas, faculdades e instituições públicas. Para abertura de contas em bancos e emissão de outros documentos também pode ser preciso saber a origem da emissão.

Além disso, a SSP tem outras funções além de emitir carteiras de identidades. É importante para permitir o registro de boletins de ocorrência de furtos de veículos, desaparecimentos de pessoas, perdas de documentos e outros serviços..

De forma simples, o objetivo da SSP é garantir a ordem pública e as garantias do cidadão. Preservar os direitos conquistados e agir mediante a lei é fundamental nesse processo. Além disso, é um órgão de defesa do patrimônio e da vida, através dos órgãos de segurança pública.

Inclusive, é a SSP que promove diversas ações para prevenir a criminalidade e controlar a posse de armas. Para a Secretaria e outros órgãos de segurança, armas são perigosas e só devem ser usadas por pessoas que possuem permissão e treinamento.

A SSP também é o órgão que emite a Certidão de Antecedentes Criminais. Este é documento que procura registros de indivíduos nos históricos da Polícia, seja autuação ou mesmo prisão. É solicitado por empresas e órgãos públicos.

Quais estados brasileiros têm SSP?

Todos os Estados possuem sua própria SSP, assim como seus trabalhos individuais e coletivos. É importante que haja uma SSP em cada Estado e região do Brasil pois cada local tem suas particularidades e merece atenção preventiva aos direitos da vida, liberdade e patrimônio.

A SSP ainda atua com diversos outros órgãos de administração e segurança de cada Estado. Dessa forma, também ajuda a combater e prevenir a corrupção, reduzir a violência e administrar o serviço penitenciário.

O que é um órgão emissor ou expedidor?

Órgão expedidor ou órgão emissor é o nome que se dá aos órgãos públicos responsáveis por emitir documentos da cidadania. Por exemplo, a carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, passaporte, carteira de motorista, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *