Significado de Rh

RH é a sigla que significa Recursos Humanos. Trata-se de um departamento empresarial responsável pela seleção, contratação, treinamento, remuneração, administração das regras profissionais da empresa e comunicação entre os funcionários e a organização. Também é referência ao total e valor qualitativo de empregados e colaboradores da empresa ou conglomerado.

O nome do departamento é Recursos Humanos devido a ideia de que as pessoas de uma empresa também são um recurso que precisam de cuidado e administração. Trata-se de um setor importante, que engloba todos os funcionários de todos os setores e cargos.

Relacionado ao capital humano, os recursos humanos visam melhorar e facilitar o controle e produção dos funcionários. Além disso, é esse o setor responsável por controlar e fiscalizar os outros departamentos para assegurar de que tudo está acontecendo conforme dizem as leis trabalhistas.

O que são Recursos Humanos (RH)?

Recursos Humanos são as pessoas que fazem parte de uma empresa. Assim como há os Recursos de Produção (que se referem aos equipamentos) e Recursos Materiais (os materiais usados para a produção), há os Recursos Humanos, referente às pessoas que trabalham no local.

Empilhamento do quadro de funcionários
Selecionar, entrevistar e contratar profissionais são algumas das responsabilidades do RH (Foto: depositphotos)

Por isso, esse nome acabou sendo atribuído ao Departamento que cuida das pessoas da empresa. Seja a entrada, estadia, direitos, regras, negociações e saída dos funcionários. É de extrema importância que empresas de médio e grande porte tenham um Departamento de RH.

Assim como os outros recursos, os profissionais também são parte importante, por isso um departamento que contribua e administre a estadia deles na empresa. Para isso, o RH serve para gerenciar os funcionários de todos os setores, dos cargos altos aos mais baixos.

Para que serve o Recursos Humanos de uma empresa?

Esse departamento serve justamente para administrar as pessoas que trabalham em determinada empresa! Enquanto os outros setores têm os seus objetivos de produção e gerenciamento, por exemplo, o RH serve para administrar os funcionários.

Os objetivos são: realizar as seleções e entrevistas de empregos para novos funcionários, realizar as contratações e treinamentos, negociar as remunerações, fiscalizar os pagamentos de salários, entre outros.

Também é muito importante como meio de comunicação entre a empresa e os funcionários. Por exemplo, se entra uma regra nova na organização, é o RH quem transmite essa informação através dos meios que achar necessários.

Além disso, também é o meio de comunicação no sentido contrário. Ou seja, do funcionário com a empresa. Se um funcionário quer fazer uma reclamação, dar sugestões ou mesmo se desligar da empresa, ele deve procurar o RH.

Algumas empresas também designam ao RH os processos referentes à folha de pagamento e controle de horas extras dos funcionários. Isso envolve o cálculo e pagamento de rescisões, além do acompanhamento do contencioso trabalhista.

Os processos pós-demissão ou desligamento também são de responsabilidade do RH. Por exemplo, a garantia dos direitos como acordos de demissão e administração dos pagamentos de seguro-desemprego.

O que significa “procurar o RH”?

Geralmente, quando alguém fala que vai procurar o RH da empresa significa que ela vai procurar o departamento para fazer alguma reclamação ou denúncia. Isto acontece pois esse é o setor encarregado de garantir os direitos, dignidade e bem-estar dos funcionários.

Por isso, quando há abuso de poder ou influência, assédio, bullying ou mesmo crimes dentro da organização, é preciso se dirigir ao RH para realizar a denúncia.

Caso não haja RH na empresa ou o departamento não trabalha corretamente, o ideal é procurar a Justiça do Trabalho ou Ministério do Trabalho para efetuar as denúncias.

Apesar disso, um funcionário também pode procurar o RH em busca de ajuda, gozo de direitos ou benefícios. Por exemplo, no caso de licenças médicas, solicitação de folgas e férias, documentos de comprovação profissional, etc.

O que é um profissional de RH?

Profissional de RH é aquela pessoa que possui curso ou graduação em Gestão de Recursos Humanos (também chamado de Gestão de RH). Esse é um profissional especializado no trabalho de administração dos recursos físicos, intelectuais e de gestão de pessoas em uma organização.

Um profissional desse ramo é capacitado para desenvolver estratégias e ações de RH, como seleção, qualificação e capacitação de pessoas. Além disso, é responsável por promoção e avaliação de desempenho, elaboração de plano de cargos e salários, plano de carreiras, benefícios, qualidade de vida e coaching de executivos em empresas.

O que é Gestão de RH?

Gestão de Recursos Humanos é uma área de estudo que prepara profissionais para gerenciar pessoas e lidar com processos relacionados à administração do quadro de funcionários e colaboradores de uma empresa.

Por isso, é essencial para um bom setor de RH que os profissionais atuantes tenha cursado a Gestão de RH. Só assim, terão capacidades ideais de gerência de pessoas e processos importantes na administração do quadro de trabalhadores.

Vale a pena investir nos Recursos Humanos de uma empresa?

Com toda a certeza! As pessoas que trabalham em uma empresa precisam ser entendidas como um recurso tão importante quanto os materiais e equipamentos que usam. Aliás, são ainda mais importantes que todo o resto!

Os colaboradores que fazem a empresa, e não o contrário. Ter funcionários confiantes, bem gerenciados e capacitados é um dos segredos para uma empresa de sucesso. O RH também garante o contato com os funcionários, a fim de entender complicações e dificuldades, que quando resolvidas, ajudam a empresa a crescer.

Também é o setor de RH que se encarrega das comemorações de datas especiais, confraternizações, brindes, atividades em grupo e outros processos que aproximam os funcionários e desperta a sensação de bem-estar na empresa.

Equipe comemorando
Os departamento de Recursos Humanos é uma ponte entre funcionário e empregador (Foto: depositphotos)

O RH também é muito importante para identificar talentos e capacitá-los para crescer dentro da empresa. Com isso, o quadro de funcionários vai ficando cada vez melhor e mais polido.

Muitas empresas incluem no Departamento de RH profissionais da psicologia a fim de ajudar os funcionários em suas questões pessoais. Muitas vezes um bom profissional está passando por momentos complicados em sua vida e carreira, e tudo o que precisa é de amparo terapêutico para voltar a colaborar 100% com a empresa.

O trabalho do RH repercute em todos os setores empresariais e profissionais, desde os os cargos inferiores até os cargos de chefia. Muitas vezes, esse trabalho pode alcançar até mesmo as famílias dos componentes do quadro de pessoal da empresa.

História do RH: Como surgiu?

No início do século XX, os profissionais eram tratados apenas como força de trabalho e mão-de-obra. Essa era uma característica comum do modelo aplicado da Teoria Clássica de Administração, do francês Jules Henri Fayol.

Nesse modelo, a única função dos trabalhadores era cumprir seus deveres e atender as demandas produtivas da organização. Sendo um modelo retrógrado e opressor, os trabalhadores não podiam questionar ou exigir nada, não haviam muitos direitos trabalhistas também.

Vale ressaltar que nessa época já existia departamento de RH, mas não com esse nome e nada parecido com os de hoje em dia. Sua função era realizar pagamentos e garantir o máximo de produção, mesmo com os trabalhadores sendo forçados e manipulados extremamente.

Os primeiros estudos e aplicações dos modelos de RH surgiram em 1920, com a criação da Escola de Relações Humanas. Foi quando começou o processo de mudança que percorre até hoje. O movimento defendia a humanização e a garantia da qualidade de vida no trabalho. Além da aplicação e garantia dos direitos e da remuneração.

Nos anos de 1930, criou-se a Teoria das Relações Humanas, que trazia um novo modelo, mais baseado na gestão humanizada e inclusiva. Portanto, foi nesse momento que o RH começou a ser semelhante com o de hoje em dia. O setor defendia o capital humano e via a importância dos trabalhadores.

Hoje, o setor de RH é um departamento estratégico.  Visa a melhoria da produção, a qualidade do trabalho, o cumprimento das leis e desenvolvimento da organização. Inclusive, é comum que gestores de RH sejam promovidos a diretores e até mesmo a presidência na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *